20 indícios de que você pode ter bruxismo e não sabe

Se você já acordou com os músculos da face doloridos ou com dor de cabeça, atenção: você pode estar sofrendo de bruxismo, uma desordem funcional caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes que costuma acontecer, na maioria das vezes, durante o sono e de maneira involuntária. A ação é provocada por uma hiperatividade do sistema nervoso, que leva a uma maior atividade dos músculos da mandíbula. Como no período de sono o fluxo de saliva e a lubrificação dos dentes diminuem, ocorre o atrito entre os dentes e consequentemente o alto barulho.

As situações que resultam no ranger e apertar dos dentes são diversas, sendo as causas mais comuns o estresse, ansiedade e tensão e embora pareça algo simples, o bruxismo pode afetar negativamente não apenas o sono da pessoa como também a sua rotina e qualidade de vida. Os sinais e sintomas de bruxismo são:

Na maioria das vezes, a pessoa sequer tem conhecimento que possui bruxismo. É comum o indivíduo saber apenas quando terceiros presenciam o movimento atípico e/ou escutam o barulho do atrito dos dentes ou quando procuram assistência odontológica para saber os motivos que levaram ao desgaste do dente e dores na mandíbula e na face.

O ato de ranger e apertar os dentes não tem cura, mas os sintomas podem ser amenizados com algumas ações, são elas:

Um dos métodos mais utilizados são as placa miorrelaxante, elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos da face e reduzem o atrito que ocasiona no desgaste dos dentes. Mesmo com tais ações, é imprescindível consultar o dentista regularmente. Através de uma avaliação adequada o profissional será capaz de identificar a causa do bruxismo, o tratamento ideal para o caso e o grau de desgaste dos dentes em questão.

Venha para a Catunda Odontologia, nossa equipe está te esperando para cuidar da sua saúde bucal e qualidade de vida como você merece! Entre em contato conosco agora mesmo.