DICAS

A importância da água na saúde bucal

Levando em consideração que a água representa cerca de 60% do peso de um adulto e que, durante o dia, uma pessoa elimina água por meio da urina, do suor e outras atividades do organismo, é fundamental nos mantermos hidratados para o bom funcionamento do corpo, inclusive da boca, pois a água é responsável pela produção correta de saliva.

A saliva é formada por 99% de água, sendo o seu restante, composto por substâncias orgânicas e sais minerais. O seu papel é o de manter a boca lubrificada, regular o ph, eliminar detritos, açúcares e ácidos, limpar os tecidos orais e iniciar a digestão durante a mastigação. Portanto, se o fluxo salivar estiver baixo, a boca vira o local ideal para que certas bactérias e fungos se instalem e desenvolvam cáries, halitose, aftas e problemas periodontais. Sem contar que a falta de saliva gera desconforto, acumula alimentos entre os dentes, prejudica a ingestão e digestão dos alimentos, dificulta a fonação e influencia o paladar.

A quantidade exata de água necessária por dia varia de acordo com a idade, o peso, o nível de atividade física, dieta e metabolismo da pessoa, mas, em média, um adulto precisa ingerir cerca de 2 a 5 litros de água por dia. Aqui vão algumas dicas para manter o nível de saliva equilibrado:

É importante ressaltar que a água faz parte do processo de higienização da boca, mas não substitui o uso da escova de dente, fio e creme dental no que diz respeito à remoção total de partículas e restos de alimentos na boca. Além disso, é essencial ir periodicamente ao dentista para uma avaliação completa e manter a saúde bucal em dia.

Para mais informações, dúvidas e orçamentos, entre em contato com a Catunda Odontologia, aqui você encontra uma equipe pronta para realizar um atendimento adequado as suas necessidades. Será um prazer te atender, afinal aqui você está em casa.