DICAS

Perigos do Açúcar

É praticamente impossível ficar longe dos deliciosos doces na época da Páscoa e é normal consumir mais açúcar nessa época. Porém, é preciso atenção na saúde bucal após se esbaldar com barras, bombons e ovos de chocolate. O açúcar é importante para o organismo, através do seu consumo, o corpo produz serotonina, energia, além de outros benefícios. O ponto alto de toda a questão é a quantidade consumida, pois, além de problemas bucais, altas doses de açúcar podem causar hipertensão, diabetes, problemas no coração, câncer, envelhecimento precoce, falhas na memória, colesterol alto, entre outros fatores.

A respeito da saúde bucal, se uma pessoa não reforça o cuidado com os dentes e a gengiva, bactérias naturais presentes na boca se proliferam, se alimentam dos resíduos de açúcar nos dentes e produzem ácido que corroem a estrutura do mesmo, causando a desmineralização do dente e consequentemente a cárie.Ela, se não tratada, causa dores, afeta a raiz do dente e pode até mesmo provocar a perda integral do dente.

Além da cárie, a falta de cuidado com os dentes após o consumo de açúcar pode causar sensibilidade, desgaste do esmalte, placa bacteriana, doença periodontal, tártaro e gengivite, podendo afetar a rotina e a qualidade de vida da pessoa.

Para que você diminua o consumo de açúcar após o período da Páscoa e cuide da forma correta dos seus dentes, aqui vão algumas dicas:

É importante ressaltar que o consumo de açúcar não precisa ser eliminado, mas a pessoa deve ter um cuidado redobrado com a saúde bucal ao ingeri-lo. Conte com a Catunda Odontologia neste momento, temos uma equipe pronta para realizar um atendimento adequado as suas necessidades. Agende uma visita conosco.