Porquê você deveria higienizar a sua língua

Todo mundo sabe que escovar os dentes todos os dias é imprescindível para manter a saúde dos mesmos, porém, o número de pessoas cai drasticamente quando o assunto é limpeza da língua. Você faz parte desse grupo? Então esse artigo é para você!

A língua auxilia na mastigação, sabor e digestão da comida, na coordenação da fala e ainda diz muito sobre o nosso estado físico e mental de saúde. Nesse sentido, nada mais sensato do que cuidar para que ela continue saudável e desempenhe suas funções da melhor forma possível.

Quando uma pessoa higieniza a sua língua de forma correta, a mesma apresenta um aspecto rosado, liso, homogêneo e é recoberta por uma secreção fina e úmida. Mas, se a limpeza não é incorreta ou inexistente, a língua fica descamada, esbranquiçada e se torna um grande foco de doenças.

Isso acontece, pois, ao se alimentar, inúmeros resíduos de comida se espalham na boca da pessoa. Ao escovar os dentes e passar o fio dental, os restos de alimento são retirados da arcaria dentária, mas se a língua não é higienizada eles continuaram na boca.

Não limpar a língua pode acarretar em complicações como:

A limpeza da língua deve sempre ser feita após o uso do fio dental e a escovação. A escova de dentes é usada para higienizar a língua e algumas delas vêem com limpador na parte de trás para facilitar o trabalho. É certo que ela garante uma limpeza geral, mas não é o item mais adequado para higienizar a língua, pois muitas vezes dá ânsia de vomito e não tira totalmente os resíduos, apenas os movimenta. Por conta disso, o mais adequado é utilizar um raspador, instrumento criado com formato e estrutura ideais para essa função. Atenção para os passos para um melhor uso do raspador:

1. Lave-o antes de usar para remover bactérias e restos de comida que possam ter ficado para trás.
  2. Faça a limpeza do fundo da língua para a ponta.
  3. Raspe toda a superfície da língua, incluindo centro e laterais.
  4. Lave o raspador para remover os resíduos.

Em todo caso, usar a escova de dentes para fazer a limpeza da língua ainda é melhor do que não higienizá-la. Os passos nessa situação são:

1. Movimente a escova de dentes do fundo da língua para a ponta e não se esqueça das laterais
  2. Repita o movimento algumas vezes para uma melhor higienização
  3. Lave a escova de dentes para tirar bactérias e restos de alimentos
  4. Enxague a boca

É importante sempre estar atento a coloração e ao aspecto da língua. Como já dito anteriormente, a cor rosada aponta que a língua está saudável e a branca a presença de saburra lingual.  Se ela estiver vermelha, pode indicar infecções, anemia, problemas digestivos e carência de certas vitaminas e escura significa excesso no consumo de café e cigarro.

Em todos os casos, a melhor saída é ir periodicamente ao dentista para que o profissional acompanhe a sua saúde bucal, possa avaliar de forma precisa caso haja alguma alteração e realize o devido tratamento para o problema.

Agende uma consulta na Catunda Odontologia e fique com a sua saúde bucal em dia.