DICAS

Traumatismo dentário: O que fazer?

Por mais cuidado que se possa ter, todos estão sujeitos a acidentes no dia a dia e alguns deles, quando atingem a região bucal, podem danificar os dentes e tecidos de sustentação da boca. Pancadas, tombos quando a coordenação está em desenvolvimento, quedas de bicicleta, impactos em atividades escolares, as crianças são as mais propensas a sofrer com os traumas na região bucal, mas a situação não acontece só com elas.

O traumatismo dentário também pode ocorrer com adultos e idosos em casos de acidentes domésticos, quedas, impactos em atividades físicas, brigas, acidentes de trânsito, etc. Independentemente de idade, o que fazer neste momento?!

O traumatismo dentário pode ser uma perda parcial de esmalte, fratura de coroa e raiz, concussão, luxação, avulsão, entre outros. Em todo caso, ele é uma situação de emergência que requer atendimento e acompanhamento. O que muitas vezes não ocorre quando a situação é considerada simples e pode ocasionar em diversos problemas futuros como:

Infelizmente não existe uma maneira de evitar 100% que o traumatismo dentário ocorra, mas existem certas ações para preveni-lo, como supervisionar as crianças, usar equipamentos de proteção para certos exercícios físicos, sempre fazer uso do cinto de segurança, utilizar andador ou bengala caso tenha dificuldade de locomoção, usar protetores bucais para praticar esportes, segurar no corrimão ao descer e subir escadas, etc.

Porém, mesmo se com todas as medidas de proteção o traumatismo dentário ocorrer, é imprescindível que um dentista seja consultado para que o procedimento aplicado tenha sucesso. Isso vale para crianças e adultos, visto que a abordagem na dentição decídua é diferente da dentição permanente.

Com base no histórico do caso, exame visual e radiográfico e testes como palpação, percussão e mobilidade, o profissional determinará um diagnóstico inicial, a gravidade da lesão, o repouso da região traumatizada, a orientação quanto à higienização e um tratamento com as medicações e procedimentos odontológicos adequados.

A Catunda Odontologia conta com uma equipe preparada e qualificada para atender casos de traumatismo dentário. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.