Especialidade que trata dos problemas relacionados à posição dos dentes, corrigindo-os com uso de aparelho. Os aparelhos ortodônticos são utilizados para alinhar os dentes e corrigir a posição deles tanto para fins estéticos quanto funcionais. Se seus dentes estão tortos ou sua mordida não possui o encaixe adequado, é provável que precise corrigí-los com aparelho.
Na Catunda Odontologia trabalhamos com todos os tipos de aparelhos, desde os mais convencionais, os estéticos e os de tecnologia mais avançada.
Quais são os tipos de aparelhos fixos?
Aparelho Metálico Convencional: aparelho tradicional com a utilização de ligaduras elásticas.
Aparelho Metálico Autoligável: aparelho com tecnologia superior que não utiliza ligaduras elásticas. Oferece aumento da eficiência e rapidez no tratamento em até 30%.
Aparelho de Porcelana: aparelhos voltados para pacientes que buscam estética em seu tratamento ortodôntico. São oferecidos com tecnologia que utilizam ligaduras elásticas ou autoligáveis
Especialidade que trabalha com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários.
O Implante é realizado quando já se perdeu o dente e a raiz. São basicamente suportes ou estruturas de titânio posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao cirurgião dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Existe também o protocolo sobre implante que é uma prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo cirurgião dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura.
Especialidade que tem o objetivo de devolver ao paciente seu sorriso completo. Ela repõe e restaura as funções estéticas, fonéticas e de mastigação.
Próteses:
Prótese Parcial Removível (PPR): consiste em uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais. Essas próteses devem estar bem ajustadas e não deve causar lesões em sua boca
Prótese Total (Dentadura): é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos. As etapas de confecção da prótese devem ser aprovadas por você paciente, desde a cor, formato e tamanho dos dentes que serão utilizados
Coroas Dentárias: são utilizadas para cobrir inteiramente a coroa de um dente danificado. Além de conferir maior resistência a um dente danificado, a coroa pode ser utilizada para melhorar sua aparência e formato
Coroa de Resina: confeccionada a base de resinas acrílicas, são consideradas como coroas temporárias. Seu materior é poroso e por isso possui uma menor durabilidade
Coroa Metálo Cerâmica: confeccionada a base de porcelana com suporte iterno em metal. Durabilidade superior e manunteção prolongada de sua coloração
Coroa de Porcelana (EMAX): confeccionada a base de porcelana sem a utilização de metal. Voltada para regiões de dentes anteriores por ser estético uma vez que as mesmas possuem uma maior translucidez
Especialidade da odontologia responsável pela devolução e manutenção da forma, função e estética do dente.
Restauração
É o procedimento utilizado para fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e função normal.
Clareamento
É o tratamento feito para fazer com que os dentes se tornem mais claros. Este procedimento pode ser realizado de duas maneiras: em consultório ou em casa com a supervisão de um cirurgião-dentista.
Clareamento Caseiro: procedimento feito em casa. É feito o molde de seus dentes e prepare-se um suporte sob medida (moldeira) para ser preenchido com gel clareador. O processo dura três semanas
Clareamento a Laser: procedimento feito no consultório. É aplicado um agente oxidante (solução clareadora) sobre os dentes e uma luz especial é utilizada para ativá-lo. O processo é realizado em três sessões de 30 a 60 minutos cada.
Facetas Dentárias e Lentes de Contato
São próteses de porcelana finas que são coladas na frente dos dentes, proporcionando uma aparência natural. As facetas são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desgastados ou com espaçamento anormal. Já as lentes de contato são ideias para corrigir pequenas imperfeições com a vantagem de não necessitar de desgastes dentários.
Especialidade que visa a preservação do dente por meio de diagnóstico, tratamento e controle das alterações da polpa dental. Seu tratamento consiste na retirada da polpa do dente. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta a mesma é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes.
Especialidade que visa prevenir, diagnosticar, e tratar doenças periodontais, tais como gengivites e as periodontites. Além disso, a Periodontia também é responsável pela manutenção da saúde dos tecidos que suportam os dentes.
Seu tratamento consiste na remoção de tártaros através de raspagens subgengivais para combater as doenças periodontais (vermelhidão, inchaço, dor e sangramento na região da gengiva). Podem ser encontradas em três diferentes estágios: Estágio Inicial (Gengivite), Estágio Intermediário (Periodontite Moderada) e Estágio Final (Periodontite Avançada).